A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), do Instituto de Geociências (IG/UFPA), torna público no presente Edital as normas do processo de seleção e admissão – ano letivo de 2023, em cumprimento à Resolução n° 5.425/CONSEP-UFPA que estabelece critérios para a elaboração dos editais de seleção dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFPA.

Dezoito (18) vagas estão disponibilizadas no Edital 01/2022 (início do curso em abril de 2023). Do total de 18 vagas oferecidas no mestrado, cinco (05) estão reservadas para candidatos que se enquadrem nessas categorias de acordo com identificação na ficha de inscrição. Dentre as cinco (05) vagas, três (03) estão reservadas para Ação Afirmativa (AAf) - quilombolas e indígenas, ofertadas para docentes identificados no quadro de vagas com a sigla AAf. As outras duas (02) vagas estão reservadas para funcionários da Universidade Federal do Pará, por meio do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores docentes e técnicos administrativos (PADT/PROPESP), respeitando as mesmas exigências de inscrição e seleção impostas por este Edital.

 

 Clique aqui e acesse o EDITAL 01/2022 - SELEÇÃO DE MESTRADO PROFCIAMB/UFPA

Seguindo os direcionamentos da direção superior, os atendimentos da secretaria do PROFCIAMB estão sendo realizados também pelo sistema SAGITTA.

Desta forma, todas as solicitações, antes direcionadas por preenchimento de formulário e encaminhadas via email, estão disponíveis no sistema.

Informamos que todos os membros do programa têm acesso à plataforma (através do login e senha do sistema SIG), e que todos os emails de solicitação serão direcionados para atendimento no sistema SAGITTA.

 

Link para o acesso ao sistema: https://sagitta.ufpa.br/sagitta/

 

ATENÇÃO:

1 - Os manuais instrutivos de acesso estão anexados na página inicial da plataforma (no lado direito - manual detalhado);

2 - Ao lado um guia de orientação para o chamado no sistema.

Tendo em vista a importância fundamental do registro dos Produtos Técnicos Educacionais para fins de avaliação, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e pela  Agência Nacional de Águas - ANA, do desempenho do Mestrado Profissional – PROFCIAMB, solicitamos a todos os discentes a prioridade no registro do Produto das suas dissertações.

Para isto, anexamos aqui o tutorial do Repositório OERCommons, afim de que auxilie o discente no depósito de produto técnico e tecnológico.