Área de Concentração: Ensino das Ciências Ambientais

Envolvendo pesquisas diferenciadas para metodologias e procedimentos do ensino de ciências ambientais, a área de concentração promove um conjunto de linhas de atuação articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas no ensino médio e fundamental, atribuindo estudos em diferentes concepções, práticas e/ou teóricas, formais e/ou não formais.

O PROFCIAMB-UFPA é direcionado por um eixo temático denominado de "Recursos Hídricos e suas Interfaces", sendo dividido em duas linhas de pesquisa:

 

Linha de Atuação 1:

Ambiente e Sociedade

 Esta linha de atuação investiga os processos de ensino e aprendizagem em ciências ambientais, relacionando as práticas formativas e suas conexões com a questão do desenvolvimento e seus impactos no ambiente e sociedade, de forma a contribuir na melhor identificação de fatores determinantes da degradação ambiental associada com a perda da qualidade ambiental e de vida. As pesquisas voltadas a esta temática devem estar associadas com a práxis pedagógica, culminando em reflexões e ações sobre a temática, bem como em melhoria e inovação no processo de ensino-aprendizagem. Contempla pesquisas sobre padrões de consumo e produção, sua influência na qualidade ambiental e nas relações sociais, caracterização de seus impactos, gestão de conflitos socioambientais e participação social, bem como a institucionalização de uma cultura de sustentabilidade. Os projetos inseridos na Linha de Atuação Ambiente e Sociedade irão, de forma geral, investigar como o ensino do tema gestão dos recursos naturais nos aspectos das políticas ambientais, participação em conselhos de meio ambiente e desenvolvimento, e diversos outros instrumentos e suas interfaces com a questão dos padrões de consumo e de produção da sociedade, estão sendo inseridos e operacionalizados no ensino básico, sejam em atividades dentro da sala de aula, nos laboratórios ou em atividades de campo. Também irá investigar e desenvolver ferramentas, procedimentos e guias para fomentar e ampliar a inserção do tema desta Linha de Atuação. Os diversos projetos incluem melhorias e inovações em atividades e experiências para uso em sala de aula, bem como aprimoramento e desenvolvimento de atividades de campo que fortaleçam o ensino das ciências ambientais. 

 

Linha de Atuação 2:

Recursos Naturais e Tecnologia

Esta linha de atuação investiga os processos de ensino e aprendizagem em ciências ambientais, relacionando as práticas formativas e suas conexões com a caracterização e compreensão do meio ambiente e os usos múltiplos dos recursos naturais, voltados à reflexão sobre as relações de apropriação dos bens naturais e as possibilidades de construção de sociedades sustentáveis. As pesquisas relacionadas a esta temática devem ter associação com a práxis pedagógica, culminando em melhoria e inovação no processo de ensino-aprendizagem, levando à reflexão-ação. Contempla pesquisas sobre os sistemas e tecnologias ambientais e os processos associados, abordando temas como água, solo, ar, clima, energia, geobiodiversidade, usos múltiplos de recursos naturais, construções sustentáveis, entre outros. Os projetos inseridos nesta Linha irão, de forma geral, investigar como o ensino sobre os recursos naturais, seus impactos e formas de mitigação estão sendo inseridos e operacionalizados no ensino básico, sejam em atividades dentro da sala de aula, nos laboratórios ou em atividades de campo. Também irão investigar e desenvolver ferramentas, procedimentos e guias para que fomentar e ampliar a inserção do tema desta Linha de Atuação. Assim, os diversos projetos incluem melhorias e inovações em atividades e experiências para ambientes de laboratórios, material para uso em sala de aula, bem como aprimoramento e desenvolvimento de atividades de campo que fortaleçam o ensino das ciências ambientais.

O Programa de pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) é um Programa incentivado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com apoio financeiro da ANA (Agência Nacional de Águas) e aprovado em novembro de 2015. Em abril de 2016, o polo UFPA tornou-se oficial. O início da primeira turma na UFPA ocorreu no mês de janeiro de 2017. A rede PROFCIAMB foi criada com conceito 4 pela CAPES, sendo 5 o conceito máximo para esse tipo de programa.

Um total de 9 polos são encontrados nas diversas regiões do país. Todos oferecem o curso gratuiro de Mestrado Profissional strictu sensu:

Norte: UFAM, UFPA;

Nordeste: UFPE, UFS, UEFS;

Centro-Oeste: UNB;

Sudeste: USP;

Sul: UFPR, UEM.

O objetivo do PROFCIAMB é de possibilitar a formação continuada, em nível de Mestrado Profissional, de professores da educação básica, bem como profissionais que atuem em espaços não-formais e/ou não escolares, e aqueles envolvidos com divulgação e comunicação das ciências (museus, jardins, zoológicos, unidades de conservação, instituições de ensino, pesquisa e extensão).

O Programa tem como proposta a temática ambiental sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável associada a diferentes ferramentas didático-pedagógicas voltadas, essencialmente, ao sistema de ensino básico, mas não restrito ao mesmo. O foco dos projetos são os processos educativos e a produção de estratégias metodológicas que utilizem diferentes recursos didáticos pedagógicos, a exemplo dos projetos de pesquisa em ensino, de estudos do meio ambiente, de uso de mídia eletrônica, recursos tecnológicos ou computacionais, dentre outros. Com isto, o Programa pretende fomentar desenvolvimento de instrumental que possibilite ao professor inserir em suas práticas pedagógicas de sala de aula motivação, informação, experimentação, demonstrações e produção de conhecimentos no campo das ciências ambientais.