Dissertações e publicações

Clique aqui para acessar os arquivos de Dissertações do PROFCIAMB

 

Turma 2022

AURICILENE GOMES MOREIRA -

CRISTIANE DE ALMEIDA BELÉM ROCHA - 

ELEN ROSA DOS REIS NUNES - 

ERIK LAUÃ GONÇALVES TENORO - 

HELTON SOLIVAM SILVA DE CARVALHO - 

JOSÉ AUGUSTO BAETA E SILVA - 

LUCIA PANTOJA GONÇALVES CAMPOS - 

MILTON NAZARENO MONTEIRO PEREIRA - 

RAIMUNDO NONATO DE SOUZA BOUTH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: estratégias para o uso racional da água em uma escola pública do município de Santo Antônio do Tauá/Pará.

VALDETE COSTA NASCIMENTO CORRÊA- 

WANDERSON ROQUE OLIVEIRA DA COSTA- 

WILLIAM MARQUES PEREIRA - A ARQUITETURA DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM IPIXUNA DO PARÁ

ZELINDA DUARTE RODRIGUES - 

 

Turma 2021 

ALTEMAR PEREIRA DOS SANTOS - AÇÕES EDUCATIVAS À PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS MANANCIAIS BOLONHA E ÁGUA PRETA DO PARQUE DO UTINGA

ANA CAROLINE DAVID RAMOS -  A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA

DANIELLE DAMASCENO DA SILVA - LENDAS E MITOS DE UMA COMUNIDADE DA AMAZÔNIA UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E NA CONSERVAÇÃO DO LAGO DO SEGREDO

DIEGO RODRIGUES SANTANA - O USO CONSCIENTE DA ÁGUA PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO AMBIENTE ESCOLAR

ELIVALDETE BAIA RIBEIRO -  A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: uma sequência didática acerca da temática dengu

JAMILLE DE FÁTIMA A. A. CARDOSO - O USO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E PROMOÇÃO DA INCLUSÃO EM MUSEUS

JOSÉ ARTUR DA COSTA CASTILHO - 

LUCILIO LOPES MOTA - DIVULGAÇÃO DA DÉCADA DAS CIÊNCIAS OCEÂNICAS NA COSTA PARAENSE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

MARCOS VINICIUS SOUSA LEAL - A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

ROSANA DO SOCORRO L. MAIA - 

SAFIRA GUERREIRO SILVEIRA - 

VANDERLANE SUELEN DA SILVA E SILVA - O POTENCIAL DA ARRABIDAEA CHICA (PARIRI) COMO INDICADOR NATURAL ÁCIDO-BASE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

WENDELL ROBERIO DAMASCENO RABELLO - UM ESTUDO DE CASO A RESPEITO DA PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA E.M.E.I.F. “DR. ULYSSES GUIMARÃES”, ALTAMIRA/PA

 

Turma 2020 

ALDO LUIZ VIANA GATINHO - A Utilização da Autopoiese para Identificação e Resolução dos Principais Problemas Ambientais na Comunidade Quilombola do Itacoã Mirim no Baixo Acará: entre as ciências ambientais, decolonidades, territorialidades e temporalidades

ANTONIA LEONILDES LAMEIRA DE ATAIDE - VIDAS E VOZES QUILOMBOLAS E SUAS RELAÇÕES COM O RIO LIVRAMENTO

CHARLES LIMA DOS SANTOS - SEQUÊNCIA DIDÁTICA ACERCA DO DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS: com o uso da metodologia da problematização 

DENIS RODRIGO OLIVEIRA LEAL - SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM PRAIAS

EDILENE KARLA TAVARES CRUZ - TABULEIRO ECOLÓGICO: SENSIBILIZAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DAS MATAS CILIARES NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

ELIZABETH MASCARENHAS DOS S. SILVA - AS INTERFACES NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS E O NOVO ENSINO MÉDIO: o que dizem os documentos estruturantes

ELIZETE NERES MONTEIRO - A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL SEARS (Software de educação ambiental sobre Resíduos sólidos) COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS.

FLAVIA NAZARE DOS SANTOS SOARES - RESÍDUOS SÓLIDOS E OS IMPACTOS NOS RECURSOS HÍDRICOS: Elaboração de um Guia de Orientação Didático para Professores da Educação Básica.

GLENDA SOCORRO MALCHER MENDES -

HANARI SANTOS DE ALMEIDA TAVARES - Formação continuada para professores da educação básica: o uso de metodologia baseada em projetos (ABP) no ensino de ciências ambientais

HELANE REGINA SOARES S. DA SILVA - ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SUSTENTABILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.

LAYANE DE SOUZA VIEIRA - ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: tema doenças de veiculação hídrica

MAURO JOSÉ RODRIGUES TORRES - FOTOSSÍNTESE, SEQUESTRO DE CARBONO E MITIGAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO VIVEIRO EDUCADOR DA ESCOLA BOSQUE/AGENTES E MONITORES AMBIENTAIS

NEIDE ANDRADE DA SILVA - O USO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

RENAN ALMEIDA DE CARVALHO - CONTAMINAÇÃO INVISÍVEL – UMA PROPOSTA PARA DIVULGAÇÃO E VISIBILIDADE AOS MICROPLÁSTICOS

SINEIDE DO SOCORRO VASCONCELOS WU - PARQUE ESTADUAL DO UTINGA “CAMILLO VIANNA” UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

Turma 2019 

ANAYSE DE FÁTIMA SANTOS DA SILVA - O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PORTUÁRIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA E COMUNIDADE DE VILA DO CONDE – BARCARENA: DIÁLOGOS ENTRE CDP/GEAM – UFPA

CÍCERO DE JESUS FERREIRA DE MACEDO - Conscientização de Alunos da Rede Pública de Ensino sobre o Desperdício de Água e os Riscos gerados ao Ambiente. 

ELMYRA BEZERRA RODRIGUES DA SILVA - VIDA EM UMA GOTA DE ÁGUA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA BIOLOGIA AQUÁTICA

JOÃO PAULO ABREU ALMEIDA - APP GEOSENSOR, GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

JONEILTON JOSÉ ARAUJO - CIÊNCIAS AMBIENTAIS, INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE E A CRIAÇÃO DE GRUPOS AMBIENTAIS ESCOLARES

LUIZ MÁRIO DOS SANTOS CUNHA JÚNIOR - O USO DA GEOCONSERVAÇÃO PARA UMA ANÁLISE EDUCACIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL: UM ESTUDO APLICADO À RESEXMAR SOURE-PA

LUZIANE DO CARMO SOUSA DOS SANTOS - SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: uso da água na recreação

MARIO ROCHA DE VASCONCELOS - A GEOEDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DE VILA PEDRA EM IRITUIA-PA

RENATO GIRARD DE LIMA - A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA QR CODE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO TRATAMENTO E QUALIDADE DE ÁGUA

ROBERTO ALEXANDRE DOS SANTOS - ÁGUAS DE TUCURUÍ: A CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

ROSILENE SANTOS BASTOS DE QUADROS - Educação Ambiental em Belém – Trajetórias e Partilhas entre a Fundação Escola Bosque e as Escolas do Distrito D’água – Desafios e Perspectivas 

TIAGO CORDEIRO - EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS-PA.

VANDYSON CLEYTON PINA COSTA - ECOPR@IA: uma tecnologia móvel voltada ao ensino das Ciências Ambientais na zona costeira paraense, Salinópolis-PA

WALTER DA SILVA BRAGA - Formação de Professores: Prática Interdisciplinar no Ciclo I do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Belém

 

Turma 2018 

AILTON ARAÚJO - IMPORTÂNCIA AMBIENTAL E SOCIOECONÔMICA DOS SISTEMAS DE SOMBREAMENTO DE CACAUAIS: UM ESTUDO DE CASO EM URUARÁ-PA

AMANDA SANTOS DE NAZARÉ - ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

BRENO ANDERSON PEREIRA MELO - A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A FORMAÇÃO INICIAL DE NOVOS GESTORES: Experimentos sociopedagógicos em uma IES no município de Abaetetuba/PA.

EDILZANE ALMEIDA CORREA - ÀS MARGENS DA CIDADE: Trajetórias, Possibilidades e Práticas de Educação Ambiental geradas pela Casa Escola da Pesca em Belém-PA

ERIVAN SOUSA CRUZ - TEMAS TRANSVERSAIS DA QUÍMICA AMBIENTAL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES

FORTUNATO ERNESTO NETO - JOGO DIGITAL ADAPTADO AO TEMA ÁGUA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA

JAMES LEÃO DE ARAUJO - MONITORAMENTO POR SENSORIAMENTO REMOTO DA CONCENTRAÇÃO DE CLOROFILA-a E DAS FLORAÇÕES DE CIANOBACTÉRIAS NO BAIXO TAPAJÓS
Audiovisual praias do Tapajós para gerações presentes e futuras

MARCILENE CALANDRINE DE AVELAR - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: da formação inicial à prática pedagógica na educação básica

MILENE PEREIRA MENDES - ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água

SEBASTIÃO RIBEIRO XAVIER JUNIOR - HORTO DE PLANTAS MEDICINAIS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO PARA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E ÁREAS AFINS

SIMONE CARVALHO DE SOUZA FURTADO - CONSUMO RACIONAL DA ÁGUA: Uso de Sequência Didática no Ambiente Escola

WADDLE ALMEIDA NASCIMENTO - RECURSOS HÍDRICOS E GESTÃO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS NO ENSINO MÉDIO

 

Turma 2017 

ADRIANA COSTA MACEDO - O EXTRATO DE AÇAÍ COMO INDICADOR ÁCIDO-BASE: UM MANUAL DIDÁTICO PARA EXPERIMENTOS COM ÁGUA DE CHUVA NO ENSINO DA QUÍMICA

ALBENITA RIBEIRO DOS SANTOS - A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO APOIO AO MANUSEIO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS: ESTUDO DE CASO EM ABAETETUBA-PA.

ANA PAULA TEIXEIRA DA SILVA DANTAS - FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RESULTADOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

FRANKLEN DOS SANTOS CORDOVIL - BRINQUEDOS SUSTENTÁVEIS COMO INSTRUMENTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

LILIAN NATALIA FERREIRA DE LIMA - AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SENSIBILIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO  ASSENTAMENTO PALMARES, NO MUNICIPIO DE ARAGUATINS, TOCANTINS.

LUCIANA BALEIXO DA SILVA - A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APLICAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS EM PARQUES URBANOS

MARCELO WILLIAMS OLIVEIRA DE SOUZA - DENGUE NO ESTADO DO PARÁ: UMA ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E CLIMATOLÓGICA 

MOACIR JOSE MORAES PEREIRA - RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, MAPEAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA DE INSTRUMENTO PARA PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA NA QUESTÃO AMBIENTAL NO BAIRRO DA MARAMBAIA, BELÉM-PA 

PATRICIA FERNANDES DA SILVA - ACIDENTES COM ANIMAIS AQUATICOS EM PESCADORES ARTESANAIS EM UM MUNICÍPIO DA COSTA AMAZÔNICA: DO LEVANTAMENTO AO TRATAMENTO

RAIMUNDO DA CONCEICAO DA SILVA MAUES - SISTEMAS DE MANEJO EM AÇAIZAIS NATIVOS PRATICADOS POR COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA ILHA MARACAPUCU PALMAR, ABAETETUBA – PARÁ – BRASIL

ROGERIO SOUSA ESTEVAM - QUIZ AMBIENTAL UM APLICATIVO UTILIZADO PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

ROSA DE FATIMA SILVA ATROCH - CIANOBACTÉRIAS E POLUIÇÃO DA ÁGUA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

SILVANO COSTA DA SILVA - ASPECTOS GEOAMBIENTAIS DOS RECURSOS HÍDRICOS DO RIO CUINARANA, MAGALHÃES BARATA-PARÁ

WILMA HELENA DA ROCHA FALCAO - O ENSINO CONTEXTALIZADO DO DIREITO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA